Novo vídeo mostra momento do colapso da barragem da Vale em Brumadinho, MG

Vídeo divulgado pela TV Globo mostra o exato momento em que a barragem de Brumadinho se rompe. As imagens são tristes e chocantes.

A parte inferior da barragem se rompe e desaba, levando ao colapso de toda a estrutura. A partir deste momento, toneladas de lama, misturada com rejeito de ferro e sílica avançam morro abaixo, destruindo a área administrativa da Vale, uma pousada, um pontilhão ferroviário.

As buscas por vítimas prosseguem hoje. 110 corpos foram recolhidos do local da tragédia e outras 238 pessoas são procuradas.

Outras imagens

Uma câmera em um guindaste também registrou o momento em que o uma enorme onda de lama misturada com rejeitos de minério atinge a Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). As imagens foram obtidas, com exclusividade, pela TV Bandeirantes. Hoje faz uma semana da tragédia, que deixa ao menos 110 mortos.

As imagens mostram o “mar de lama” invadindo a área de mineração. Eram 12h28 do dia 25 de janeiro. Primeiro, aparece uma grande nuvem de poeira, que se alastra pelo fundo do vídeo.

Segundos depois, uma avalanche de lama invade o cento do vídeo, tapando toneladas de minério de ferro já extraídos e que estavam sendo carregados em um trem. No fundo do vídeo, a parte administrativa da empresa, desaparece após um aumento súbito do nível da lama no vale logo abaixo da linha de ferro.

Funcionários da vale tentam fugir em uma escavadeira e em uma caminhonete, mas são atingidos pela avalanche. Vagões de trem são empilhados pela força da lama, que empurra de volta a locomotiva, que tentava seguir para o pontilhão.