O vice-presidente da República, Michel Temer, será o responsável pela articulação política do governo, segundo nota divulgada na noite desta terça-feira (7) pelo Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff decidiu que Pepe Vargas (PT) deixa a Secretaria de Relações Institucionais, que passa a integrar as competências do vice-presidente.
Na nota, Dilma agradece “o empenho, a lealdade e a competência” do ex-ministro. Vargas assumiu o cargo no início do ano, no segundo mandato presidencial de Dilma Rousseff.
Com isso, o número de ministérios do Governo Federal caí de 39, para 38, em uma espécie de “reforma ministerial forçada”.
Ontem (6), Temer, que é presidente nacional do PMDB, reuniu-se com correligionários para conversar sobre a então possível mudança ministerial. Foi cogitado que o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), ocupasse a pasta.
A Secretaria de Relações Institucionais é responsável pelo relacionamento da Presidência da República com o Congresso Nacional, a sociedade e os partidos políticos, além da interlocução com estados , municípios e Distrito Federal.
Cotidiano