Via Campesina realiza atos em alusão ao Dia Internacional da Mulher em todo RS

A mobilização de mulheres da Via Campesina neste 8 de março será realizada em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Integrantes do grupo e de diversos movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, comunidades indígenas e quilombolas, entre outras organizações, se unem para levantar suas bandeiras e reivindicar seus direitos em alusão do Dia Internacional da Mulher.

Neste ano o tema é “Pela vida das mulheres trabalhadoras”. As ações ocorrerão nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Sul, Norte, Centro, Campanha, Serrana e Fronteira Oeste. Entre as principais discussões da data está a proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro, a alimentação saudável e a violência contra a mulher.

Conforme Salete Carollo, da direção estadual do MST, a participação da Via Campesina neste 8 de março é pela vida de todas as trabalhadoras que se colocaram em greves, marchas e outros espaços de resistência. “Dizemos não à reforma da previdência e a qualquer tipo de violência. Não aceitamos que nós continuemos sendo violentadas, que recebamos salários inferiores e ocupemos as funções mais precarizadas, que morremos de partos e abortos clandestinos, entre tantas outras questões”, ressalta.

Na capital, a partir das 7h30, no Largo Glênio Peres, terá feira de produtos orgânicos da Reforma Agrária, atendimentos variados às mulheres, intervenções culturais e painéis sobre feminicídio, previdência social, saúde da mulher, defesa de territórios e da alimentação saudável, além de ato público e caminhada. No interior também haverá mobilização nas ruas com marchas, atos e estudos sobre diversos temas. Ainda terão atividades artísticas, homenagens à vereadora assassinada Marielle Franco e doações de sangue e alimentos dos assentamentos do MST.

Confira a programação do 8 de Março no RS

Porto Alegre

Local: Largo Glênio Peres

A partir das 7h30 – Feira Orgânica da Reforma Agrária

8h – Café da manhã

10h – Painel: Feminicídio, violência contra as mulheres e direitos reprodutivos. Participantes: Dra. Liliane Braga Luz de Oliveira, Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública; Misiara Oliveira, secretária estadual das Mulheres PT/RS; Renata Jardim, advogada e assessora institucional da Themis; Dra. Camila Giugliani, médica de família, integrante do Fórum Aborto Legal e do Grupo Musas.

12h30 – Painel: Reforma da Previdência: impactos na vida das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade. Participantes: deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Bernadete Menezes, diretora da ASSUFRGS, Abigail Pereira, dirigente do PCdoB.

14h30 – Apresentação de Roberta Moura

15h – Painel: Soberania alimentar e Defesa dos Territórios. Participantes: Mãe Carmen de Oxalá, da Assobecaty de Guaíba; Cibele Kuss, pastora luterana da IECLB; Suelen Gonçalves, integrante da Frente Brasil Popular e do MNLM.

16h – Livraço, com a deputada estadual Sofia Cavedon (PT-RS)

17h30 – Ato Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras, na Esquina Democrática

19h – Caminhada

Pelotas

Local: Calçadão do Mercado Público
Horário: 9h30 às 19h30
Programação: Estudo sobre violência contra a mulher e a reforma da previdência. Almoço coletivo, Feira da Reforma Agrária, banca de alimentos, show de rap feminista, tendas de debates sobre reformas e mulheres na política e intervenções teatrais. Caminhada pelo Centro de Pelotas (18h)

São Gabriel

Local: Praça Central
Horário: 8h às 19h30
Programação: Feira da Reforma Agrária; doação de alimentos, corte de cabelos, oficinas de pinturas e danças no Lar dos Idosos; ato na Praça Central (18h)

Santana do Livramento

Local: Parque Internacional, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista
Horário: 8h30 às 17h30
Programação: Marcha Binacional, às 8h30: brasileiras saem da Praça General Osório, em Santana do Livramento, e uruguaias da Praça Artigas, em Rivera, rumo ao Parque Internacional. A partir das 10h: Feira Internacional pela Vida das Mulheres, mateada, medição da pressão arterial, oficinas, apresentações artísticas e culturais, homenagens à Marielle Franco e à Laura Cabreira.

Cruz Alta

Local: Praça da Prefeitura
Horário: 7h às 17h
Programação: Feira Orgânica da Reforma Agrária; apresentação musical de Rodrigo Cidade, danças com Cia Sete8 e teatro; doação de alimentos ao Cras Um Lugar ao Sol; oficina sobre alimentação saudável, na Escola Maria Bandarra. Debates sobre religiosidade afro, reforma da previdência, fim da aposentadoria, retirada de direitos e importância da amamentação. Doação e troca de livros

Vacaria

Local: Mercado Público
Horário: A partir das 7h30
Programação: Feira Orgânica da Reforma Agrária e palestras sobre violência contra a mulher, prevenção da saúde da mulher e construção de uma casa de acolhimento a mulheres vítimas de violência. Confraternização

Passo Fundo

Local: Praça do Teixeirinha
Horário: A partir das 18h
Programação: Caminhada luminosa com panfletagem, sobre os temas da violência contra a mulher e a reforma da previdência, e denuncias sobre a impunidade do caso Marielle Franco

Candiota

Local: Praça Dario Lassance
Horário: 10h às 16h
Programação: Aula Pública sobre reforma da previdência, feminicídio, violência contra as mulheres, saúde e crimes ambientais. Atividades físicas orientadas, doação de sangue, e Feira Orgânica da Reforma Agrária e da Economia Solidária

São Leopoldo

Local: Rua Independência, em frente à Câmara de Vereadores
Horário: 16 horas
Programação: Intervenção Cultural de Mulheres e caminhada

Santa Maria

Local: Praça Saldanha Marinho
Horário: A partir das 16h
Programação: Intervenções culturais e ato

Caxias do Sul

Local: INSS – Praça Duarte
Horário: A partir das 9h30
Programação: Abraço ao INSS; marcha do INSS até a Praça Dante; atividades culturais; serviços gratuitos de atendimento às mulheres