Começa neste sábado a edição 2020 do Vestibular da UFRGS. Neste ano, 26.616 candidatos disputam 3.980 vagas distribuídas em 90 cursos de graduação. As provas serão aplicadas também no domingo, 24 de novembro, e no final de semana dos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
As cidades onde os exames ocorrerão são Porto Alegre, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Em cada dia de aplicação, os vestibulandos terão quatro horas e meia para resolução das provas.
Essa edição traz algumas novidades, como o horário de aplicação no turno da tarde, a partir das 15h. No sábado, 23, serão aplicadas as provas de Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; no domingo, 24, é a vez de Língua Portuguesa e Redação.
Nos dois sábados do concurso, os vestibulandos que optaram pelo horário de sabatistas devem comparecer ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos, onde permanecerão em isolamento e iniciarão a resolução das questões apenas às 19 horas. Aos domingos, esses candidatos seguirão o mesmo horário dos demais.
Esquema especial de transporte em Porto Alegre
Em Porto Alegre, para facilitar o deslocamento dos candidatos aos locais de maior movimentação, a EPTC montou um esquema especial de serviço de ônibus.
- Sábados, 23/11 e 30/11: para a área do Campus do Vale, haverá reforço nas linhas T8, 343, D43, T10 e 375. Para a região da FAPA, além do atendimento das linhas regulares (656, 756 e 495.1), está programado reforço nas linhas E56, E95 e T10;
- Domingos, 24/11 e 1 º /12: reforço das linhas T8, 343, T10 e 375 para o Campus do Vale. Para a FAPA, além das linhas 656 e 495.1, haverá reforço nas linhas E56, E95 e T10.
Os vestibulandos também devem estudar com antecedência o caminho a ser percorrido e as rotas alternativas para chegar aos locais de provas sem atrasos, pois não será permitida a entrada após o fechamento dos portões, às 15h.
Principalmente no dia 24, domingo, quando seis mil pessoas farão a prova do ENADE na PUCRS, os candidatos que usam a Avenida Ipiranga devem prever um tempo mais longo de deslocamento. A recomendação da Universidade é de que os vestibulandos cheguem com pelo menos meia hora de antecedência, às 14h30.
A EPTC informa que haverá agentes de fiscalização de trânsito e transporte nas imediações das áreas das provas para orientação de condutores e pedestres, agilizando a circulação dos veículos.
O que levar
É imprescindível que todos os vestibulandos levem documento de identificação original que contenha o número utilizado na inscrição do Concurso. Carteira de identidade ou de habilitação, cédulas emitidas por conselhos e ordens profissionais e passaporte também podem ser usados para identificação. É necessário levar caneta esferográfica azul ou preta.
Os gabaritos serão divulgados a partir das 9h do dia seguinte a cada prova, no site www.vestibular.ufrgs.br. O listão com os classificados será divulgado no dia 16 de dezembro. Todos os vestibulandos devem ler atentamente o Manual do Candidato na íntegra, onde estão disponíveis as orientações sobre o concurso