Vereadora de Guaíba suspeita de desvio de materiais e alimentos é presa

No dia 6 de janeiro, agentes da PC encontraram, dentro da casa da vereadora, em torno de 100 quilos de carne sem procedência, alvejante, materiais escolares, entre outros itens.

A ex-secretária de Assistência Social e atual vereadora de Guaíba, Luciana Kubiaki (PSD), foi presa na tarde desta segunda-feira (23). Ela é suspeita de desviar materiais de limpeza, escritório e gêneros alimentícios da administração municipal e teve o pedido de prisão expedido porque poderia atrapalhar as investigações do caso.

Desde o início do ano, Luciana está sendo investigada pelo crime de peculato por suspeita de desvio de materiais e alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaíba. Até dezembro de 2016, ela era titular da pasta.

No dia 6 de janeiro, agentes da Polícia Civil encontraram, dentro da casa da vereadora, em torno de 100 quilos de carne sem procedência, 48 garrafas de alvejante e 60 litros de azeite, além de materiais de escritório, como lápis de cor, canetinhas e cadernos, e uma caixa de etiquetas endereçada à prefeitura.

Luciana será indiciada por peculato, ou seja, apropriar-se de bens públicos, em razão do cargo que exerce. Conforme a delegada Sabrina Doris Teixeira, a vereadora foi encaminhada à Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.

Uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) foi aberta na Câmara Municipal de Guaíba para investigar o caso. Depois que o caso veio à tona, a vereadora já havia entregue atestado médico. O suplente Motorista Florindo (PSD) foi empossado.