Um projeto do vereador Aldacir Oliboni (PT) propõe que todos os ônibus de Porto Alegre tenham um botão de pânico para ser acionado em caso de emergência. O projeto de lei começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (23).
De acordo com a proposta, o sistema de segurança nos veículos do transporte coletivo de Porto Alegre contaria ainda com GPS e câmeras de vídeo, devendo ser estendido também a lotações.
Em defesa de seu projeto, o vereador do PT alega que outras capitais implantaram sistemas de monitoramento à distância nos coletivos: “Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Salvador são exemplos de redução sensível de ocorrências criminais por meio da adoção deste tipo de dispositivos”.
A proposta estabelece prazo de cinco anos para implantação do sistema em toda a frota de ônibus e lotações de Porto Alegre. Segundo Oliboni, eventuais alegações de aumento de custos no sistema de transporte com a adoção de medidas de segurança “São irrisórias se comparadas ao valor maior que é a proteção da vida”.
O projeto prevê também o estabelecimento de convênios pelo município com órgão estaduais e federais. Conforme Oliboni, “São necessárias respostas imediatas do poder público diante do crescimento da violência e da criminalidade, sem prescindir da tecnologia”.