Vereador Cassio Trogildo, de Porto Alegre, tem mandato cassado

Em reunião extraordinária na tarde desta terça-feira (27), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio de ato declaratório, anunciou a perda de mandato do vereador Cassio Trogildo (PTB).
A medida cumpre decisão da juíza eleitoral Deborah Moraes, da 161ª Zona Eleitoral da Capital, que em comunicação remetida ao Poder Legislativo informou o restabelecimento da decisão do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral), que determina cassação do diploma de Cassio de Jesus Trogildo.
A decisão também vai de acordo com o ministro Luiz Fux, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que em setembro, declarou que Trogildo deveria ser cassado por abuso de poder econômico e político.
Cassio Trogildo é suspeito de ter utilizado da SMOV (Secretaria de Obras e Viação da Capital) para negociar a instalação de iluminação pública e colocação de asfalto em troca de votos.
Os votos serão revertidos ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), devendo assumir na próxima terça-feira (3), o ex-secretário da saúde da Capital, Carlos Henrique Casartelli, que já atuou como suplente na Câmara de Vereadores.
Além do presidente Mauro Pinheiro (PT), participaram da reunião a vereadora Jussara Cony (PCdoB) e os vereadores Delegado Cleiton (PDT), Waldir Canal (PRB) e Paulinho Motorista (PSB).