O velório de Paixão Côrtes, que morreu na tarde desta segunda-feira (27), em Porto Alegre, será realizado no Salão Negrinho do Pastoreiro do Palácio Piratini. A cerimônia teve início as 10h desta terça-feira (28). O corpo deve ser velado até as 17h.
Paixão Cortes será sepultado cemitério São Miguel e Almas, localizado na avenida Professor Oscar Pereira, 400, em Porto Alegre.
O governador José Ivo Sartori (PMDB) ofereceu à família as dependências oficiais do governo ainda ontem. A ação foi uma forma de demonstrar a importância do maior tradicionalista gaúcho e a admiração do povo por ele. Também foi decretado luto oficial por três dias.
“O tradicionalismo do Rio Grande do Sul perde seu maior representante. Mais do que um estudioso da cultura do nosso Estado, Paixão Côrtes era o símbolo do gaúcho e do gauchismo. Sua história se confunde com a cultura do Rio Grande, e seu legado já faz parte da vida de todos os gaúchos. Nossos sentimentos aos familiares”, declarou Sartori logo depois de receber a notícia.