UTI neonatal da Santa Casa, fechada por causa de contaminação, deve reabrir até quinta

Da Rádio Guaíba e Correio do Povo


A UTI neonatal do Hospital Santa Casa de Porto Alegre está interditada desde a noite de segunda-feira por conta de um vírus respiratório. De acordo com o chefe da neonatologia, o médico Marco Antonio Reichelt, uma mãe chegou ao hospital resfriada e contaminou o filho e mais uma criança. Das sete salas do local, seis já foram liberadas e apenas uma ainda depende da confirmação de exames dos pacientes.
Segundo Reichelt, não há risco de morte para nenhum bebê internado. Ele explica que todo o setor está fechado porque o ambiente das salas é único e, por isso, enquanto uma sala depender da confirmação dos exames, todas estarão fechadas. “É uma precaução. Queremos evitar que saia do controle”, explica.
Reabertura
A Santa Casa garantiu, hoje à tarde, que pretende reabrir a maternidade da instituição “o mais tardar na quinta-feira [12]”. A unidade foi fechada na noite dessa segunda após dois bebês, gêmeos e prematuros, serem contaminados por um vírus respiratório.
De acordo com Reichelt, até agora, seis das sete salas já tiveram os resultados dos exames liberados, e os recém-nascidos internados nesses locais estão bem e não contraíram o vírus. Apenas a sétima sala da Neonatologia ainda espera o resultado dos exames realizados em cinco bebês, que aparentemente não desenvolveram infecção.
Reichelt ressaltou que a medida é de praxe a fim de preservar a saúde dos internos. Além disso, o Ministério Público e as secretarias de Saúde do Estado e do município foram alertadas de que a unidade está temporariamente fechada. Desse modo, as parturientes que precisarem do serviço de maternidade até o próximo dia 12 devem procurar outras instituições ligadas ao SUS, como o Hospital Fêmina, o Presidente Vargas e o Clínicas, por exemplo.