Cotidiano

Uruguaiana comemora primeiro voo direto vindo de Porto Alegre

A cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, comemorou nesta terça-feira (27) a chegada do primeiro voo direto vindo de Porto Alegre, pela companhia Azul Linhas Aéreas. A aeronave, nas cores do Outubro Rosa, pousou às 13h40 no Aeroporto Rubem Berta e, após, ocorreu o batismo do voo inaugural do turboélice ATR 72-600 – La Ville Rose, sob os tradicionais jatos d’agua do Corpo de Bombeiros.
Um dia depois de lançar o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, foi uma das autoridades presentes na primeira viagem da rota Poa-Uruguaiana, juntamente com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
Conforme Westphalen, o momento é de comemoração e desenvolvimento para aviação no Estado. “Hoje é um dia importante para o bem público, pois esta conquista é uma ação conjunta de todo governo do Rio Grande do Sul”. O secretário também destacou sua satisfação em saber que, por meio do trabalho para desenvolver a aviação regional, agora a comunidade de Quaraí, por exemplo, dispõe de um aeroporto a uma hora de distância, inclusive com conexões para a Europa.
O ministro Eliseu Padilha elogiou a atuação do secretário dos Transportes e falou sobre a intenção de potencializar o aeroporto de Uruguaiana, transformando-o em binacional, em parceria com a Argentina, para promover e facilitar viagens entre os dois países. “Este homem tem mostrado ao Rio Grande que um médico pode ser sim um perito em logística. Gostaria de homenagear o governador Sartori e o vice Cairoli na pessoa do Pedro Westphalen, que realiza muito bem o seu trabalho,” afirmou Padilha.
Os voos ocorrem de segunda a sexta-feira, partindo do Aeroporto Salgado Filho às 11h50, e aos domingos, às 13h. O retorno do aeroporto de Uruguaiana será às 14h05, e aos domingos, às 15h20.
A partir do voo direto de Porto Alegre, será possível fazer conexões com mais 16 cidades através do Aeroporto Rubem Berta: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Joinville, Maringá, Navegantes, Pelotas, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Chapecó, Salvador, Natal e Fortaleza, e ainda voos internacionais para Lisboa, Miami e Orlando.