Uma unidade básica de saúde foi fechada em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, após um surto de coronavírus entre os funcionários ser confirmado. A UBS Cinquentenário está com as atividades suspensas desde a manhã desta sexta-feira (3).
Cinco servidores testaram positivo para a a Covid-19, até o momento. De acordo com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), eles já estavam afastados desde o início dos sintomas. Ao todo, a UBS conta com 20 profissionais da saúde e uma higienizadora.
O prédio da unidade de saúde será desinfectado pela prefeitura nos próximos dias, mas será desativado. A UBS Cinquentenário deverá ser reaberta em 30 dias, em novo endereço. A unidade será instalada na avenida Júlio de Castilhos, número 3633, em frente ao SENAC, na região do bairro Cinquentenário.
Como o local atual é pequeno para o número de usuários atendidos – cerca de 25 mil – e não tem janelas, a SMS já estudava um novo espaço para a unidade. Após o surto registrado entre os funcionários, a UBS foi fechada e a mudança foi acelerada.
O secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, disse que, após rastreio epidemiológico, foi constatado que a contaminação entre os servidores ocorreu no refeitório da UBS. “Todos os usuários que estiverem com sintomas gripais e foram atendidos na UBS Cinquentenário no período de 11 de junho a 1º de julho serão testados após o 14º dia do início dos sintomas”, reforçou Castro.
Enquanto a UBS Cinquentenário estiver fechada, conforme a Prefeitura de Caxias do Sul, quem necessitar de atendimento deve procurar as UBSs de referência, que são Centro de Saúde, Rio Branco, Tijuca e UPA Central.