Cotidiano

Unicred projeta crescimento de até 20% em 2019

Segmento deve ter ampliação, conforme o CEO da Unicred do Brasil, Fernando Fagundes. Em 2018, a Unicred cresceu acima da média, avançando 17%.

A Unicred projeta um crescimento de até 20% em 2019. A boa expectativa baseia-se no aumento médio do setor nos últimos cinco anos no Brasil e nos números da própria cooperativa em 2018.

Segundo o CEO da Unicred do Brasil, Fernando Fagundes, nacionalmente, o segmento apresenta ampliação de 15%. O bom momento reflete também na Unicred, cooperativa de crédito que atua no ramo da Saúde. “Em 2018, fechamos com carteira de crédito de R$ 5,8 bilhões e 141 mil operações. Crescemos 17% em relação ao registrado em 2017”, destaca.

Para atingir a meta, uma das prioridades é ampliar o número de cooperativas no país. “Hoje estamos em 10 estados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Gosso, Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para os próximos quatro anos, a ideia é estarmos em mais 5 estados, preferencialmente no Norte e Nordeste”, revela Fagundes.

Internamente, a Unicred investirá mais em pessoas, marca, tecnologia e portfólio de produtos e serviços. “Temos que ver que produtos ainda não estamos oferecendo para os nossos cooperados. Temos que buscar potenciais inexplorados”, ressalta.

Crédito mais justo

Fagundes destaca que um importante ponto do cooperativismo é poder oferecer um crédito mais justo, já que o cooperado é a razão da instituição. “Tanto para aplicar, quanto para tomar crédito. a cooperativa é o melhor negócio. A cooperativa vai dar a menor taxa  e a melhor oportunidade de pagamento”.

Conforme o CEO, a insolvência tem números baixos. “No mês de fevereiro, a nossa inadimplência foi de 1,8%, enquanto no sistema bancário esse número varia de 4,8 a 5,5%”, destaca.

Conforme o executivo, a relação ocorreria porque diferentemente de um banco. Na instituição financeira tradicional, o tomador de empréstimo é um cliente. Nas cooperativas, ele é um dos donos do empreendimento. “Se ele não pagar o crédito estará prejudicando ele próprio e seus parceiros, não um monte de gente que ele não conhece”, aponta

Ao todo, o país conta com 6.887 cooperativas. Elas reúnem pouco mais de 14,2 milhões de cooperados e geram 398 mil empregos diretos.

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro. Ela concede desde empréstimos, financiamentos, a aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados. A Unicred RS possui R$ 3,3 bilhões de ativos, 11 cooperativas e 56 unidades de negócios que representam 52 mil cooperados.

No país, são 35 cooperativas, 257 pontos de atendimento e 209 mil cooperados. Destes, cerca de 50 são mil médicos. Completam o quadro enfermeiros, psicólogos; profissionais liberais como arquitetos, engenheiros e advogados; e pessoas jurídicas, como clínicas, hospitais, grandes laboratórios e a Unimed.

História

A primeira unidade da Unicred foi criada em 10 de agosto de 1989, por um grupo de médicos, na cidade de Casca (RS), a cerca de 240 km de Porto Alegre, liderados por Antônio Moacyr de Azevedo.

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Saúde, ou Unicred Vale das Antas, abrangia os municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul. Nasceu como primeira cooperativa do mundo exclusiva para a área médica, para gerir recursos da Unimed, por isso o vínculo inicial com a cooperativa médica.