Cotidiano

UFRGS e Unicred inauguram Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina

Será inaugurado nesta terça-feira (19), às 14h, o novo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, resultado da primeira Parceria Público-Privada entre a UFRGS e a Unicred Porto Alegre, a maior cooperativa do Sistema Unicred RS, exclusiva da área da Saúde. O contrato também prevê outra série de melhorias e inovações na FAMED nos próximos 10 anos.

O novo laboratório, localizado no piso térreo da FAMED (rua Ramiro Barcelos nº 2400), tem capacidade para 24 alunos. São 27 computadores de última geração, dois televisores, e uma impressora de alto desempenho, equipamentos necessários aos estudantes e professores em sua busca pelo conhecimento dentro da universidade.

Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, as universidades públicas no País, de um modo geral, estão carentes de novos investimentos, tanto em instalações, quanto em equipamentos, fundamentais para garantir a qualidade no ensino. Uma das saídas para melhorar as condições dos ambientes de ensino, hoje, segundo ele, são as PPPs. “Temos certeza de que, a partir desta parceria, cujo resultado estamos celebrando, outras universidades começarão a repensar suas parcerias com a iniciativa privada”, afirma.

Com experiência em Capacitação e Uso de Sistemas, Sistemas de Informações e Gestão de Informações, o técnico em assuntos educacionais da UFRGS e coordenador de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da Faculdade de Medicina, Carlos Ernesto Rech, comemora, com transparente satisfação, a abertura do Novo Laboratório de Informática da FAMED.

“Esta parceria é um marco no relacionamento da UFRGS com a iniciativa privada. Seu resultado é um reaparelhamento em alto nível, com a ampliação significativa dos recursos disponíveis para o processo de ensino da Faculdade de Medicina, afirma. Hoje, com a parceria da Unicred Porto Alegre, vemos o início uma nova fase: uma estrutura moderna, com equipamentos de última geração, que estarão disponíveis aos alunos dos turnos da manhã, tarde e noite”, conclui.