UERGS pede na Assembleia mobilização contra cortes no orçamento da CAPES

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), recebeu na tarde de terça-feira (14), a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Arisa Araujo da Luz, que encaminhou ofício solicitando mobilização do Legislativo contra o corte no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, proposto pelo governo federal.

A reitora estava acompanhada do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis de Oliveira Andrades Filho, e do representante institucional, Aaron Hengles. Clódis também entregou um ofício ao presidente, em nome Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop), do qual é membro.

O presidente da Assembleia, Marlon Santos, enfatizou a importância de não ocorrer o corte no orçamento, entendendo a necessidade de permanência das atividades de pesquisa científica em todo o Brasil.

Impacto

Conforme informado no ofício, os cortes propostos no orçamento de 2019 impactam fortemente o pagamento de bolsas, projetos e programas importantes para a formação de professores da educação básica, nos acordos internacionais e fomento à pós-graduação.