Um turista gaúcho, de 51 anos, morreu afogado na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, nesta terça-feira (24), véspera de Natal. Anderson Francisco de Souza Martins se banhava no mar, quando teria sido puxado pela correnteza para dentro de um buraco. Após ser removido pelos guarda-vidas, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e nesse período tentaram reanimá-lo por 40 minutos, mas sem sucesso. Ele morreu na areia da praia e o corpo foi recolhido pelo IML (Instituto Médico Legal) para a realização de exames e a identificação oficial.
Anderson morava em Porto Alegre e estava acompanhado do genro e da filha, dentro da água, quando o acidente aconteceu. Ao ser removido de dentro do mar pelos guarda-vidas, a vítima estava desacordada. Imediatamente, eles iniciaram uma massagem cardíaca, até a chegada de socorristas do Samu que assumiram o trabalho de continuar as manobras para tentar reanimar a vítima.
Como o grau de afogamento foi alto, Anderson teve a morte decretada pelos paramédicos 40 minutos depois de ser removido de dentro do mar. A família acompanhou todo o resgate na beira da praia e a remoção do corpo para o IML onde foram feitos exames complementares. O corpo deve ser transportado de volta ao Rio Grande do Sul.
Testemunhas afirmaram que o afogamento ocorreu em uma área distante um quilômetro do posto de guarda-vidas mais próximo. Além disso, frequentadores afirmaram ao Conexão que neste período em que ocorrem as obras de engordamento da praia, a ocorrência de buracos aumentou em Canasvieiras, mesmo sendo um balneário de águas consideradas tranquilas e sem ondas.