Um turista gaúcho, de 25 anos, morreu afogado na tarde de desta sexta-feira (27) na Praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina. Este é o segundo caso de morte por afogamento nas praias catarinenses durante as festas de fim de ano.
Ele foi identificado como Rafael José Martins e era morador de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. De acordo com testemunhas, ele teria tentado ajudar uma amiga que estava na água e acabou sofrendo um mal súbito.
Conforme a equipe de bordo do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a vítima foi retirada da água inconsciente. Durante o atendimento, foi identificado afogamento de grau seis, um dos mais graves de toda a escala utilizada para avaliar as vítimas que são atendidas pelos guarda-vidas.
Durante uma hora, equipes da Polícia Militar, ambulância dos Bombeiros, guarda-vidas e a equipe do Arcanjo se mobilizaram para fazer massagem cardíaca para tentar recuperar o paciente, mas não foi possível.
O corpo será recolhido ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer a realização de necropsia e posterior identificação.
Na véspera de Natal, um turista gaúcho morreu após se afogar na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Anderson Francisco de Souza Martins se banhava no mar, quando teria sido puxado pela correnteza para dentro de um buraco.