Na segunda-feira, 31, Porto Alegre vai receber 2019 com música e queima de fogos de artifícios no novo cartão postal da cidade, a Orla Moacyr Scliar. O Réveillon de Porto Alegre – Pro Ano Nascer Feliz – tem a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias.
“Será o momento de confraternização, em um espaço revitalizado. Os recursos para a realização da festa, que não acontecia há dois anos, são oriundos de empresas privadas e de patrocinadores. Tivemos a precaução de utilizar fogos sem estampido, que produzem efeitos de luzes e cores, não sendo utilizados elementos que produzem barulho”, explica o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Na manhã de sexta-feira, 28, a secretária municipal de Segurança, Claudia Rocha, e o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, estiveram reunidos com representantes de diferentes órgãos do município e Estado para mais uma reunião que tratou de medidas preventivas na área da segurança e na atuação operacional durante o evento.
A partir das 19h30, o palco começa a receber os shows da programação que se estende até às 2h da madrugada do dia 1º de janeiro. Atrações como os sertanejos Marcelo & Vanutti, Kadinho e Banda com pagode e, às 23h, Papas da Língua, o show principal de uma das bandas mais importantes do cenário musical do Rio Grande do Sul.
Com 140m², o palco será montado estará localizado no deque em frente à Usina do Gasômetro. Patrocinam o Réveillon de Porto Alegre, a Casa Maria Bazar e Utilidades e Marsala Alimentos, com o apoio da Federação Afro Umbandista e Espiritualista e Associação de Gastronomia Itinerante do Rio Grande do Sul. O evento contará com posto médico e ambulâncias, policiamento, banheiros químicos, food trucks com alimentos e bebidas.
O secretário Luciano Alabarse, responsável pela coordenação do evento, diz que os porto-alegrenses estavam insatisfeitos com a ausência da festa. “Devolver para a cidade a festa da virada reforça o sentimento de renovação que vem junto com o Ano Novo. O nosso empenho é para que seja uma celebração com a cidade”, ressalta.
Programação:
19h30 – DJ
20h – Marcelo e Vanutti (sertanejo)
21h – DJ
21h30 – Kadinho e Banda (samba e pagode)
22h30 – DJ
23h – Papas da Língua (pop e rock)
00h00 – Queima de fogos (10 minutos)
00h10 – DJ
Show pirotécnico – Uma das atrações mais esperada da festa é a queima de fogos que terá duração de 10 minutos. “Serão utilizados fogos sem estampido, que produzem efeitos de luzes e cores. Não serão empregados elementos que produzem barulho, embora haja algum tipo de ruído na projeção e na abertura”, explica Leandro Orça, responsável pela pirotecnia. O espetáculo vai utilizar 1,5 tonelada e será executado pelo grupo Vision Show, empresa responsável pelos shows pirotécnicos mais imponentes do Brasil, incluindo a queima de fogos do Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Como chegar
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) elaborou um planejamento especial para trânsito e transporte. Os desvios e bloqueios iniciam às 7h do dia 31 e se estendem até às 5h do dia 1º de janeiro.
Olhos Atentos
A obra localizada na orla Moacyr Scliar será utilizada pela Guarda Municipal e pela Brigada Militar para monitoramento de segurança durante o evento, período que o monumento estará fechado para acesso ao público. “A medida reflete nossa permanente preocupação com a segurança das pessoas. O bloqueio de acesso evita aglomeração de pessoas sobre a estrutura, o que ofereceria risco, e ainda oferece à Brigada e à Guarda uma visão privilegiada da orla, sendo estratégico para controle e vigilância”, explica o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Maurício Fernandes.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde estará com uma equipe para atuar no atendimento de situações urgentes, composta por médico, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, motorista e auxiliar de serviços gerais. A Unidade Móvel de Saúde e uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão no local, com o apoio do Samu.
Segurança
A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) organiza o plano de segurança envolvendo Guarda Municipal, Defesa Civil, Escritório de Eventos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar. O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) também acompanhará as ações que serão realizadas antes, durante e pós-evento. O micro-ônibus do Ceic, que possui três estações de trabalho e cinco câmeras, estará no local como suporte para o videomonitoramento.
Recanto Místico
Além das atrações musicais, a festa vai oferecer ao público o Recanto Místico, com bênçãos e limpeza espiritual. Também estarão disponíveis passeios de barco, com pagamento de ingresso no Cisne Branco, Bela Catarina, Noiva do Caí e POA 10.
Passeios de Barco
As embarcações de Turismo de Porto Alegre terão uma programação especial no Réveillon. Os embarques acontecem no píer do Gasômetro – avenida João Goulart, 551. Informações sobre horários, percursos, valores e ingressos nos guichês no local de saída das embarcações – Atracadouro Turístico da Orla Moacyr Scliar.
A organização da festa elaborou um conjunto de orientações para evitar incidentes durante a comemoração de Ano Novo.
Não será permitido:
– Armas de fogo
– Facas, canivetes, estiletes ou outros instrumentos perfurocortantes
– Uso de bombinhas, rojões ou fogos de artifício de qualquer tipo
– Líquidos corrosivos ou inflamáveis
– Uso de churrasqueiras portáteis
– Fazer fogueiras ou uso de fogareiros portáteis
– Uso ou porte de entorpecentes
– Venda ou consumo de bebidas alcoólicas para menores
– Ambulantes não autorizados
Dicas de segurança e de atenção:
– Consumo de bebidas alcoólicas sem exagero
– Mantenha-se hidratado
– Combine um ponto de encontro com sua turma, caso se percam
– Identifique crianças com nome e telefone do responsável, um bilhete no bolso pode ser útil.
– Dê o destino correto ao seu lixo
– Em nenhuma situação entre na água
– Não utilize fogos de artifício
– Em caso de pessoa perdida, procure as forças de segurança do local
– Após consumir bebida alcoólica, não dirija
– No caso de pessoas passando mal, procure a base do Samu junto à rótula e orientação da GM ou BM