Cotidiano

Trinta e oito criminosos são presos em ação contra tráfico em Porto Alegre e Viamão

Mais de 250 policiais cumpriram 105 ordens judiciais, entre mandados de prisão, busca e apreensão, contra a organização criminosa em Porto Alegre e em Viamão

Trinta e oito criminosos foram presos na manhã desta terça-feira em uma megaoperação da Polícia Civil contra uma quadrilha de tráfico de drogas que agia na zona Sul de Porto Alegre. Mais de 250 policiais cumpriram 105 ordens judiciais, entre mandados de prisão, recolhimento de menores e busca e apreensão, contra a organização criminosa em Porto Alegre e em Viamão, na região metropolitana.

A Operação Torre de Babel visa desmontar e descapitalizar uma quadrilha que agia vendendo drogas no bairro Glória e Vila Cruzeiro, ambos na zona Sul, e no Partenon, na zona Leste. Por volta das 5h da manhã, um helicóptero da Brigada Militar, que prestava apoio à operação, fez rasantes próximo ao Morro da Embratel.

Conforme as informações da Polícia Civil, a quadrilha era comandada por Leonardo Ramos de Souza, o Peixe, 36 anos, que foi transferido para presídio federal. O criminoso seria responsável por vários incêndios a ônibus em Porto Alegre em 2015.

Dos 38 presos, dois são menores de idade e foram encaminhados ao Deca (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente).

O início do desmonte

A Operação Torre de Babel, por ser muito grande, teve várias fases antes da ação de hoje. As ações começaram no dia 11 de novembro de 2016, com algumas prisões. Em outubro deste ano, uma família que guardava drogas e armas para os traficantes foi presa. Na ocasião, 40 quilos de cocaína foram apreendidas.

A investigação da 19° Delegacia de Polícia de Porto Alegre identificou o modus operandi da quadrilha e os pontos de venda de drogas. Dois taxistas foram identificados como transportadores das drogas.