Já virou rotina a fuga de presos de casas de detenção no Rio Grande do Sul. Neste domingo (17), ao menos 13 escaparam do presídio regional de Erechim, no Norte gaúcho.
De acordo com a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) todos estavam na cela 25 da galeria B. Conforme a superintendência, o corregedor Geral, José Serpa, determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos.
A Susepe admite que a fuga se deu pela “fragilidade estrutural do Presidio”. Os detentos utilizaram colheres e facas artesanais para cavar o buraco. Com isso, tiveram acesso à parte externa da cela e fugiram.
Após deixarem o local, um alarme disparou. Tiros foram realizados na direção dos presos, mas nenhum se rendeu após os disparos.
A Brigada Militar e Policia Civil estão realizando buscas na região. Foram recapturados quatro foragidos em um matagal durante as buscas realizadas pela Brigada Militar e agentes penitenciários.
O presídio de Erechim encontra-se em situação precária. Parte do local foi interditado por conta do risco iminente de desabamento de uma ala inteira. Em janeiro, uma parede interna desabou.