Três toneladas de carne são apreendidas em supermercado da zona Norte de Porto Alegre

Três toneladas de carne imprópria para consumo humano foram apreendidas na manhã desta terça-feira (31) na zona Norte de Porto Alegre. A apreensão ocorreu no Supermercado Carnetti, na avenida dos Gaúchos, número 1237, no bairro Sarandi.

A ação conjunta entre Polícia Civil, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Vigilância Sanitária Municipal ocorreu após diversas denúncias de consumidores sobre venda de produtos impróprios para consumo e sem procedência no supermercado.

Esta foi uma vistoria de retorno, feita a partir da solicitação de alvará de saúde pelo estabelecimento junto à EVA (Equipe de Vigilância de Alimentos) da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e foi acompanhada por policiais da Decon (Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor) e técnicos da Dipoa (Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do RS.

A carne imprópria apreendida estava dividida em duas câmaras frias encontradas em um terreno baldio ao lado do estabelecimento. O local estava disfarçado como um depósito desativado. Segundo a médica veterinária Paula Marques Rivas, da EVA, os dois contêineres frigoríficos estavam em péssimo estado de higiene. Um dos equipamentos teve o uso interditado até adequação.

A maior parte dos alimentos impróprios armazenados era de carne bovina congelada mal acondicionada, sem procedência comprovada, além de alimentos avariados, vencidos, sem identificação e com conservação em desacordo com a rotulagem.

O gerente do supermercado foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo e contra a economia popular. O proprietário do estabelecimento não estava no local e, por isso, não foi preso, mas ele poderá ser indiciado pelos mesmos crimes, cujas penas máximas são de cinco anos. O homem preso foi levado à Cadeia Pública de Porto Alegre.