Três municípios com estações automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) tiveram temperaturas negativas. A previsão para a tarde, é que as temperaturas subam um pouco, ficando entre 10 e 16°C.
O frio intenso é causado por uma massa de ar seco e frio, de origem polar. Serafina Correa, na região da Serra, teve mínima de -1°C. Vacaria teve -0,9°C ao amanhecer; e Lagoa Vermelha, -0,2°C.
A manhã teve baixas temperaturas na região da Campanha. Embora não tenham ocorridas mínimas negativas, as temperaturas estiveram próximas de 0°C. É o caso de Quaraí, com 0,1°C; Santana do Livramento, com 0,3°C e Dom Pedrito, com 0,7°C.
A região metropolitana também registrou baixas temperaturas. Em Porto Alegre, a estação do bairro Jardim Botânico teve mínima de 6,1°C; seguida pela estação do Belém Novo, com 6,4°C; e a do município de Novo Hamburgo, com 6,5°C.
No decorrer desta segunda-feira, o mar permanece agitado, com risco de ressaca, mas perde intensidade à noite. As temperaturas entram em declínio novamente ao anoitecer.
Retorno da chuva
Na terça-feira (27), o tempo estável com sol entre poucas nuvens continua predominando sobre todo o território gaúcho. As temperaturas pela manhã variam entre 0 e 3°C no Norte e Serra gaúcha, e entre 4 e 6°C nas demais regiões. No Norte e Serra, há possibilidade de geada pontual. À tarde, as temperaturas variam entre 15 e 20°C.
A tendência é que, na quarta-feira (28), às instabilidades com chuva moderada e eventuais trovoadas voltem a atuar sobre a metade Norte, devido ao avanço de uma frente fria sobre o oceano. Pela manhã, as temperaturas variam entre 8 e 13°C, enquanto à tarde ficam entre 18 e 24°C.