A suspeita de três casos importados de infecção por zika vírus vai desencadear três operações de aplicação de inseticida na manhã desta quinta-feira (14), a partir das 9h, em Porto Alegre.
A primeira ação será no bairro Passo das Pedras. Depois, a equipe da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde se desloca para o bairro Petrópolis e, por último, será feito o bloqueio de transmissão no Bom Fim. Respectivamente, os pacientes viajaram ao Rio de Janeiro, Bahia e Colômbia.
Os trechos onde haverá bloqueio de transmissão são os seguintes: bairro Passo das Pedras, trecho da Rua Manoel Ferrador, altura da Travessa Luisa Cavalcante; bairro Petrópolis, trecho da rua Dario Pederneiras, com rua Felipe de Oliveira; bairro Bom Fim, trecho da rua Santo Antônio, com rua Irmão José Otão.
O raio da aplicação do inseticida será de 50 metros a partir da residência e do local de trabalho dos pacientes. A intenção é matar mosquitos adultos e diminuir o risco de transmissão do vírus para outras pessoas dos bairros.
Com a proximidade dos períodos de férias, a Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da Vigilância em Saúde de Porto Alegre alerta para, que antes de sair em viagem, os moradores vistoriem cuidadosamente suas residências, eliminando focos de água parada que possam ser utilizados pelas fêmeas para colocação dos ovos.
Moradores de Porto Alegre que forem para locais com transmissão de dengue, chikungunya e zika devem também adotar medidas de prevenção individual, como uso de repelentes e roupas com mangas e proteção nas pernas, além de utilização de repelentes de parede (aparelhos elétricos). No retorno à Capital, em caso de sintomas de qualquer das doenças, a recomendação é de procura de atendimento médico o mais rápido possível. É importante referir ao profissional de saúde viagem para esses locais. O mesmo vale para o caso de receber visitas de pessoas que vivem em locais com transmissão viral.
Sobre a aplicação do inseticida (ou bloqueio de transmissão):
- A aplicação será nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências. Portas e janelas devem ficar abertas. Apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio.
- Alimentos (frutas e hortaliças) que estiverem no pátio só podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação.
- Os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis (ex.: tartarugas, iguanas) como animais de estimação, que não devem ficar expostos ao inseticida.
- A aplicação será de deltametrina (um piretroide), mesmo inseticida utilizado nos produtos de uso doméstico, à base de água, com baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos em geral.