Cotidiano

Trensurb opera parcialmente após problema técnico em Sapucaia do Sul

As composições estão circulando com maior intervalo após um problema em um dos trilhos em Sapucaia do Sul.

Um problema na rede ferroviária está impedindo a circulação normal de trens desde o fim da tarde desta quarta-feira (18). As composições estão circulando com maior intervalo após um problema em um dos trilhos em Sapucaia do Sul.

O defeito faz os trens circularem em via única entre Esteio e Sapucaia, em sistema de pêndulo. O vai e vem alternado pelo mesmo lado do trilho faz que o intervalo das viagens seja de cerca de 15 minutos.

Técnicos da empresa estão tentando resolver o problema, mas não há previsão de normalização do serviço até o momento. A causa da falha não foi especificada. Funcionários receberam a informação que houve um dano em um trilho, mas não sabiam se a informação era oficial.

Problema ocorreu no horário de pico

A falha afetou milhares de passageiros no horário de maior movimento, no final da tarde. Milhares se aglomeraram nas estações do eixo metropolitano até que fossem informados da falha. Funcionários apenas diziam que houve um problema nos trilhos, mas não sabiam precisar qual.

Algumas estações chegaram a ser fechadas momentaneamente por causa da aglomeração de passageiros nas plataformas. Alguns trens chegaram a ficar mais de uma hora parados até que conseguissem partir para a estação seguinte.

A solução encontrada por alguns passageiros que precisavam se locomover até Sapucaia, Esteio e Novo Hamburgo era a utilização de coletivos de Central. Há saída de intermunicipais comuns do terminal da Conceição e de seletivos do Camelódromo, em Porto Alegre.