A Trensurb começou ontem a fazer testes com as composições acopladas. Segundo a empresa, foram quatro viagens experimentais entre as estações Mercado e Novo Hamburgo. O acoplamento dos trens se dá com a união de dois trens mais antigos, formando uma única composição de dois veículos.
Intervalos menores
De acordo com o chefe do Centro de Controle Operacional, Jorge Venâncio da Silveira, a medida busca ampliar a oferta de lugares em um mesmo intervalo de tempo. “Como atingimos o intervalo máximo entre um trem e outro no horário do pico [3 minutos], com essa medida buscamos aumentar a oferta de lugares disponíveis aos passageiros, com o acoplamento de dois trens”, explica.
Previsão de operação
Os veículos serão utilizados no horário de maior movimento no sistema – das 7h às 8h e das 18h às 19h. A previsão para a utilização dos trens acoplados (2 composições) é a partir do dia 23/02, mas, para isso ocorrer, é necessário ainda a liberação da concessionária de energia elétrica que abastece a Trensurb.
Já os novos trens, comprados em 2014, também estão passando por testes de acoplamento que estão sendo realizados pela consórcio FrotaPoa.