TRILHOS HUMANITÁRIOS

Trensurb circula com intervalos menores a partir desta segunda

As composições da Trensurb estão circulando apenas entre Mathias Velho e Novo Hamburgo após as enchentes de maio.

Crédito: Trensurb / Divulgação
Crédito: Trensurb / Divulgação

A Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) reduziu o intervalo entre trens da operação emergencial. As composições estão circulando apenas entre Mathias Velho e Novo Hamburgo após as enchentes de maio.

Conforme a empresa, a partir de segunda-feira (24), os intervalos entre partidas passam de de 20 para 18 minutos. A operação emergencial do metrô ocorre diariamente das 6h às 21h, atendendo cinco municípios da Região Metropolitana.

A empresa segue sem cobrança de passagem após o sistema de bilheteria de várias estações ser danificado pelas enchentes.

Estações em Porto Alegre

As estações da Trensurb entre Canoas e Porto Alegre, no entanto, seguem sem previsão de retorno das operações. A empresa segue buscando a substituição dos equipamentos atingidos pela enchente nas subestações Fátima (Canoas) e Farrapos (Porto Alegre).

Sem a manutenção dos equipamentos elétricos, a companhia não consegue transformar a corrente alternada, da rede elétrica convencional, em corrente contínua, que é usada pelos trens para circulação.

Quando esse desafio for superado, a empresa prevê retomar a circulação entre Porto Alegre a estação Mathias Velho. As estações Mercado, Rodoviária, São Pedro e Farrapos tiveram severos danos pela cheia do Guaíba. No caso das três primeiras, há necessidade de reconstruir toda a infraestrutura: desde a troca de roletas até a instalação de novos guichês para atendimento dos usuários, passando substituição de escadas rolantes, entre outros itens.

Também está prevista a recuperação da linha férrea entre Farrapos e São Pedro, que ficou totalmente submersa por mais de 30 dias devido às enchentes.