Cotidiano

Trem da Trensurb bate em bloco de concreto, descarrila e interdita via

O último vagão do trem 234 da Trensurb – comprado em 2014 – descarrilou e colidiu em uma placa de concreto, na Estação São Pedro, por volta das 17h 30min de hoje, 7. O problema é o primeiro do tipo a acontecer em horário comercial desde o início da operação da Trensurb, há 30 anos.

A composição não prestava serviço. Ainda em fase de testes, o veículo estava se dirigia pra Estação Mercado para começar a operação durante o horário de pico. Um dos truques (um dois dois conjuntos de rodas de um vagão) saiu dos trilhos. A borda lateral do trem, então, bateu em uma mureta da estação São Pedro.

Segundo a Trensurb, um bloco de concreto se soltou da Estação São Pedro interrompeu a circulação em um sentido e o trem descarrilado bloqueou a via no outro lado. O bloco retirado antes das 20h.
A circulação de trens chegou a ser totalmente interrompida entre as Estações Mercado e Farrapos durante cerca de 2 horas. As estações ficaram lotadas, com filas enormes. Funcionários da Trensurb só diziam “não há previsão de liberação”, deixando os usuários indignados e confusos.

Quem já havia pago passagem e passado pela catraca das estações teve de retornar para seguir viagem por meio de transportes alternativos: ônibus ou táxi. Ônibus metropolitanos executivos foram autorizados pela Metroplan a circular com até 10 passageiros em pé.

A EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre) recomendou aos passageiros a utilização de ônibus das linhas 704 Humaitá e 705 Industriários para chegar ao centro de Porto Alegre, ou o uso de linhas que levam a Estação Anchieta.

Foram disponibilizados oito ônibus extras para realizar o trajeto da estação Farrapos até São Pedro da Trensurb, mas os coletivos só chegaram na Estação São Pedro depois das 19h 10min.

Técnicos não sabem causa do descarrilamento

Os técnicos da Trensurb ainda não sabem as causas que levaram ao descarrilamento. O trem que descarrilhou precisa ser removido. Equipes técnicas da empresa já trabalham para isso, mas ainda não há previsão de remoção. Os técnicos estão percorrendo os trilhos com lanternas, tentando descobrir se a causa do acidente foi motivada por falha nos trilhos ou falha da composição.

Retomada da operação

Por volta de 19h 50min, as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro foram reabertas. Entre as estações Mercado e Farrapos os trens já operam, mas com intervalos maiores, o que gera atraso. Entre as estações Farrapos e São Pedro a circulação ocorre em via única, com intervalos maiores e velocidade reduzida. Houve a retomada da operação ao longo de toda linha da Trensurb, nos dois sentidos, nos outros trechos.

A operação em via única entre as estações Farrapos e São Pedro gera uma grande aglomeração de usuários na Estação São Pedro.

Veja a “nota” da Trensurb, divulgada pelo Twitter: