Treinamento de 224 novos agentes da Polícia Civil começa, mas sindicato diz que "ainda são poucos"

Começou nesta terça-feira (23), o treinamento para os novos escrivães e inspetores da Polícia Civil aprovados no último concurso. Uma cerimônia na Acadepol (Academia de Polícia de Civil), na manhã desta terça-feira (23) marcou o início do curso preparatório, que termina em janeiro de 2017.
De acordo com o secretário Wantuir Jacini, o ingresso dos novos policiais ampliará as ações da instituição, qualificando ainda mais a prestação de serviços para os que mais precisam.
A preparação dos novos agentes faz parte da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançada em junho, e vai formar 224 novos policiais, 111 escrivães e 113 inspetores.
Para a UGEIRM Sindicato (União Gaúcha dos Escrivães, Inspetores, Investigadores, Rádio-telegrafistas e Mecânicos Policiais), o número é pouco. “O ideal é que a próxima convocação contemple todos os aprovados, para que no meio de 2017 já tenhamos os 661 aprovados nas ruas”, afirma o diretor da UGEIRM, Carlos Lacedi.
 Policiais aprovados em concurso serão chamados por etapas
 530 brigadianos e 221 policiais civis serão chamados até o fim de 2016
A UGEIRM diz que ainda haverá falta de policiais no interior do Estado. “Hoje temos mais de 70 delegacias no estado com apenas um policial e outras 150 com apenas dois. Essa realidade tende a se agravar, com as naturais aposentadorias de policiais.”
Desde janeiro de 2015, decretos de contingenciamento de despesas reduziram drasticamente o pagamento de horas extras a policiais e não permitiram o chamamento de aprovados em concursos realizados no governo passado. Agora, com uma pequena folga no caixa, a situação aparenta melhora.
Desde 2013, cerca de 2,6 mil aprovados esperam a nomeação por parte do governo. O Piratini alegava que não teria condições de arcar com o treinamento e com a inclusão de novos servidores no quadro.