A movimentação de saída para o feriadão de Natal é tranquila nas principais estradas do Rio Grande do Sul. Levantamento do Agora no Trânsito aponta que não há pontos de retenção ou congestionamento para quem deseja ir para o Litoral.
Na FreeWay, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) considera a movimentação intensa. Apesar disso, não há pontos de lentidão, ou ocorrências que prejudiquem a circulação na Autoestrada Porto Alegre Osório.
Conforme a CCR ViaSul, a projeção de tráfego é de que 43 mil veículos vão em direção às praias nesta sexta-feira (22). Até as 17h45 da tarde, haviam passado 29,7 mil pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha. O pedágio de Gravataí está sem dados de passagens nesta sexta-feira.
No sábado (23), os melhores horários são antes das 10h e após às 16h. Na volta, no dia 25, são esperados 50 mil automóveis na rodovia. O momento de maior movimento está previsto para entre 14h e 22h.
Para o motorista que circula pela BR-116, é preciso ter paciência. Há ponto de lentidão no sentido Capital – Interior a partir do viaduto da avenida Inconfidência (Cautol/Metrovel). O outro ponto é desde 500 metros antes do viaduto da avenida João Correa, em São Leopoldo, até próximo do viaduto da Scharlau.