Cotidiano

Torcedores chegam ao Maracanã para assistir à final da Libertadores

Milhares de pessoas assistem hoje (23) à partida final da Taça Libertadores entre Flamengo e River Plate no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O jogo acontece em Lima, capital peruana localizada a 3.700 quilômetros da capital fluminense, mas os torcedores que não conseguiram viajar poderão assistir à transmissão da partida no Maracanã através de telões instalados no estádio.

A expectativa é que a chamada Final Fun Fest reúna 50 mil torcedores. Os portões abriram às 14h e muitos torcedores já estavam no entorno do estádio mesmo antes da abertura. Por volta desse horário, havia enormes filas para comprar ingressos nas bilheterias do local.

Na rua Luiz Gama, onde os flamenguistas tradicionalmente se reúnem antes dos jogos do rubro-negro, o clima era de festa, como se o jogo fosse no próprio Maracanã. “É um amor pelo clube. Não tiver condições de ir para o Peru. Estar aqui no Maracanã é uma forma de estar próximo da torcida e mandar uma energia positiva pro time”, disse João Ricardo, de 34 anos.

 Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã.

Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Para o guardador de carros flamenguista Jeferson Rangel, que trabalha no entorno do estádio há 26 anos, só o Flamengo é capaz de fazer uma festa em um estádio onde não acontecerá o jogo. “O pessoal tá vindo aqui só pra ver o jogo num telão. E olha só como está”, disse, enquanto apontava para um grupo de 20 pessoas que cantava e dançava na calçada.

O secretário Allef Senna, de 25 anos, aposta num placar de 3 a 0 para o clube carioca. “Sou fanático desde pequenininho. Meu filho e o Flamengo estão lado a lado como minhas paixões”, afirmou o torcedor.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro montaram esquemas especiais de segurança para o jogo. O objetivo é garantir a segurança de torcedores, moradores e turistas que estarão mobilizados para assistir à transmissão da partida.

Policiais militares usarão 1.300 homens e diversos pontos de aglomeração de torcedores. Já a Guarda Municipal terá 265 agentes, dos quais 170 estarão no entorno do Maracanã.

 Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã.

Ambulantes aproveitam final da Libertadores para vender produtos com marca do Flamengo – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antes do jogo, artistas como Ludmilla, DJ Marlboro, Buchecha, Ivo Meirelles e MC Poze agitaram torcida.

 Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã.

Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã. – Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasília

O mesmo evento ocorre também em Brasília, no estádio Mané Garrincha. Na capital federal são esperadas cerca de 50 mil pessoas. O local teve shows do sambista Diogo Nogueira, DJ’s e o grupo Se Joga.

A pulicitária Ana Paula Marins, estava ansiosa pela vitória do Flamengo. “Eu acho que de 2 x 0 com gols de Arrascaeta e Gabi Gol. To confiante, acho que a gente vai sair com o título. É muito mais legal ver com a galera, sentir o calor humano. É mais legal que ver em casa. Depois do jogo , amanhã é comemorar o título do brasileiro. Aí, é festa a semana inteira”, afirmou.

“A expectativa é a melhor, de ser campeão da Libertadores e depois ir rumo ao bi do mundial contra o Liverpool. Trouxe meu Gabi Gol aqui, meu filho, com cabelo descolorido. Gostamos de vir ao estádio com a família, nunca tive problema, os jogos são bem tranquilos. Tocedor desde sempre. Meu avó foi enterrado com a bandeira do Flamengo em cima do caixão e a a família tem seguido essa tradição de torcer pelo Flamengo”, disse o servidor público Rafael Martins Vieira.

João Cândido de Arruda Falcão, servidor público, apostou em um placar “fácil”. “Três a zero. Eu assisti o primeiro título, tinha seis anos e já estava comemorando, agora vou assistir ao segundo. A vida de Flamenguista é sempre perfeita. Nenhum time no Brasil proporciona tanta alegria e tata união quanto o Flamengo”, disse o torcedor.

*Colaborou, em Brasília, Pedro Ivo de Oliveira