LABMULTIPALCO

Theatro São Pedro terá novas oficinas para artes cênicas em março

As atividades são voltadas para artistas cênicos em geral, bem como para aqueles com interesse em pesquisa e criação artística

Teatro de Los Andes, responsável pelas oficinas “Introdução à criação cenográfica” e “Yawar K’ancha” – Foto: Darlin Bejarano

As oficinas artísticas gratuitas promovidas pelo projeto LabMultipalco retornarão neste mês de março, no Complexo Multipalco do Theatro São Pedro. Durante os dias 20, 21, 22 e 23, o grupo boliviano Teatro de Los Andes ministra duas oficinas teatrais, relacionadas ao trabalho do ator e à criação cenográfica. Já nos dias 25 e 26, Debora Lamm e Felipe Haiut trazem a “Oficina para Solos”, na qual trabalham a memória pessoal e coletiva por meio de jogos para a criação de material solo, em ressonância com o processo do espetáculo “Selvagem”, protagonizado por Haiut.

As atividades são voltadas para artistas cênicos em geral, bem como para aqueles com interesse em pesquisa e criação artística. Para garantir a participação, os interessados precisam ficar atentos às datas de abertura das inscrições, que serão divulgadas nas redes sociais do Instituto Estadual de Artes Cênicas e do LabMultipalco no Instagram – @ieacenrs e @labmultipalco, a partir de quarta-feira (6).

O LabMultipalco é um projeto de políticas públicas desenvolvido para a ocupação descentralizada do Complexo Multipalco Eva Sopher e fornecimento de eixo formativo para as artes cênicas gaúchas. Trata-se de uma iniciativa da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Teatro São Pedro (FTSP), em parceria com o Sesc/RS.

O Complexo Multipalco Eva Sopher fica anexo ao Theatro São Pedro, na Praça Mal. Deodoro, s/ nº, Centro Histórico, em Porto Alegre. Para mais informações sobre as oficinas, estão à disposição o telefone (51) 3227-5100 – ramal 204, o WhatsApp (51) 98409-9764 e o e-mail: [email protected] 

Abaixo, confira mais detalhes sobre as oficinas

Introdução à criação cenográfica

Teatro de Los Andes – Bolívia

Por meio de exercícios práticos, a oficina propõe uma reflexão sobre a construção cenográfica como elemento ativo da ação dramática e da intervenção do espaço-tempo cênico, utilizando conceitos da cosmovisão andina como ponto de partida para essa reflexão. Dirigida a cenógrafos, atores/atrizes e diretores de teatro, bailarinos, coreógrafos e estudantes de artes plásticas e cênicas.

Ministrantes: Gonzalo Callejas e Alice Guimarães

  • Datas: 20, 21 e 22/03
  • Horário: dias 20 e 21, das 18h30 às 21h30, e dia 22, das 18h30 às 22h
  • Local: Sala do Circo, no 2° andar do Complexo Multipalco Eva Sopher
  • Carga horária:  9 horas e 30 minutos, 100% presencial
  • Faixa etária: 16 anos
  • Vagas: 18 participantes e 12 observadores

Yawar K´ancha – Sangue Resplandecente

Teatro de Los Andes – Bolívia

Prática psicofísica desenvolvida pelo Teatro de Los Andes, no âmbito da pré-expressividade, a partir de elementos rituais da cosmovisão andina, como o tinkuy. O workshop propõe uma dinâmica coletiva que possa gerar um estado de presença intenso e concreto nos corpos dos participantes e no espaço onde é realizado. A oficina destina-se a pessoas que possuam vínculos com as artes cênicas ou que pertençam a outros campos de conhecimento e tenham interesse nessa pesquisa. Para a participação nessa oficina, é necessário ter disponibilidade para estar presente em todos os encontros.

Ministrantes: Gonzalo Callejas e Alice Guimarães

  • Datas: 21, 22 e 23/03
  • Horário: dias 21 e 22, das 9h às 12h, e dia 23, das 9h às 12h30
  • Local: Sala do Circo, no 2° andar do Complexo Multipalco Eva Sopher
  • Carga horária: 9 horas e 30 minutos, 100% presencial
  • Faixa etária: 18 anos
  • Vagas: 18 participantes e 12 observadores

Oficina de Solos

A oficina visa evocar, presencialmente, a memória como símbolo de acolhimento, seja por meio de uma pessoa ou de um lugar. Isso se dará por meio da memória pessoal e coletiva, onde o corpo reagirá a intervenções e ações propostas, por intermédio de jogos e dinâmica de criação para a feitura dos solos. A oficina tem como referência o processo de criação do espetáculo “Selvagem” e tem como público-alvo profissionais e estudantes do teatro e das artes em geral.

Ministrantes: Debora Lamm e Felipe Haiut

  • Data: 25 e 26/03
  • Horário: das 14h às 20h
  • Local: Teatro Oficina Olga Reverbel, no Complexo Multipalco Eva Sopher
  • Carga horária: 12 horas, 100% presencial
  • Faixa etária: acima de 18 anos
  • Vagas: 20 participantes