Um terremoto de magnitude 5,3 atingiu Portugal na madrugada desta segunda-feira (26). O abalo sísmico foi sentido em quase todo território continental português e em parte da Espanha.
Conforme o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o sismo ocorreu às 5h11 da manhã, horário local. O epicentro foi no mar, a cerca de 52 quilômetros da cidade costeira de Sines, no oeste de Portugal.
Já o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) apontou que o abalo ocorreu a uma profundidade de 16 quilômetros.
“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”, apontou o IPMA, em nota em seu site oficial.
Até ao momento foram registadas quatro réplicas de pequena magnitude. Nenhuma delas, no entanto, chegou a ser percebida pela população, de acordo com o Instituto.
Em declaração à imprensa, o comandante nacional da Proteção Civil de Portugal, André Fernandes, disse que o tremor não satisfaz os critérios para “ativação de planos especiais” de emergência.
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa monitora a situação e elogiou a “resposta rápida” das autoridades ao abalo sísmico.