O tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sugeriu que as pessoas que participam de eventos durante o período da noite em Porto Alegre, como a Serenata Iluminada na Redenção, deveriam procurar ajudar do “Batman” ou do “Super Homem”. A declaração do tenente-coronel ocorreu em um grupo na rede social WhatsApp, após ele ser informado por repórteres da Rádio Guaíba sobre dois assaltos no Parque.
Além de afirmar que quem “gente de bem está em casa” no horário da Serenata, o policial disse que “o evento nem permissão tem, ou seja, fazem já não querendo a BM”.
A frase de Vieira ocorre em um momento de crescimento dos casos de assaltos na Capital, ocasionada pelos cortes das horas extras de policiais. A crise é agravada agravada ainda pelo decreto que impede o chamamento de aprovados em concursos, aproximadamente 2 mil, e déficit histórico nos quadros da Brigada Militar.
Os participantes da Serenata Iluminada levam lanches e, através de atrações musicais, defendem a ocupação de espaços públicos que ficam vazios durante a noite. O evento de ontem também pedia o não cercamento do parque. Um plebiscito deve questionar a população da Capital, nos próximos meses, sobre a possível instalação de grades na Redenção.
Cotidiano