Um temporal causou estragos em municípios da região Central do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (18). Há registro de danos em imóveis e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Conforme o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda, há falta de energia elétrica no município. O administrador municipal apontou, por meio de nota publicada no perfil oficial da prefeitura em uma rede social, que a cidade pode ficar sem água potável.
No município de Jaguari, o vento forte causou o destelhamento da rodoviária. Parte do telhado foi arrancado pela força do vento e atingiu dois carros e um ônibus que estavam na estação. Também há danos em imóveis na cidade, mas o número de locais atingidos não foi totalizado. Segundo o prefeito Roberto Carlos Turchiello, a cidade está sem luz e com problemas de conexão de internet por causa dos danos em postes de distribuição de energia.
Em Santa Maria, o mau tempo causou chuva expressiva e foram registradas algumas ocorrências. No entanto, não há registro de atingidos pelo tempo instável.
A tempestade causou danos e o desligamento de uma linha de transmissão de energia elétrica da RGE (Rio Grande Energia). Ao menos estruturas de concreto que sustentam a linha quebraram devido ao forte vento que atingiu a região entre São Vicente do Sul e Jaguari.
São afetados os municípios de Jaguari, Jari, São Francisco de Assis, Mata, Santiago, Toropi, Quevedos, Dilermando de Aguiar, Nova Esperança do Sul, Capão do Cipó e Unistalda. A RGE afirma que equipes estão trabalhando para restabelecer a energia no menor prazo possível. Uma inspeção completa da linha está sendo feita para identificar se há outros danos.