Temporal com ventos de 119 km/h causa estragos em Porto Alegre

Um intenso temporal atingiu boa parte do município de Porto Alegre na noite desta sexta-feira (29) provocando transtornos à população e muitos estragos. Até o final da noite, a Defesa Civil havia confirmado destelhamentos de construções, quedas de árvores, placas de publicidade e postes em diferentes pontos da capital gaúcha.
Muitos bairros tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso devido à queda de árvores e galhos na fiação elétrica, o que também prejudicou o trânsito em avenidas e ruas. Parte do teto de um shopping cedeu e ao menos uma pessoa teria ficado ferida, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O Hospital das Clínicas teve vidros estilhaçados e salas alagadas com a tempestade.

Curta nossa página no Facebook e siga no Twitter

Além de estragos causados pelo vento forte, também houve registro de precipitação de granizo em bairros das Zonas Norte, Leste e Sul, além do Centro e farta precipitação, o que resultou em pontos de alagamentos.
O caso mais grave apurado até o início da madrugada foi de um edifício que teve parte de sua estrutura afetada pela tempestade e caindo sobre um ônibus. No Lago Guaíba, um catamarã naufragou após o vento intenso, segundo o Corpo de Bombeiros. Em ambas as ocorrências, o número parcial de vítimas não foi informado.

Dados meteorológicos

A estação meteorológica automática mantida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aferiu rajada máxima de vento de 119,5 km/h e precipitação acumulada de 37,4 milímetros entre as 22 e 23 horas (Brasília-verão).
A rede de pluviômetros automáticos mantida pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) contabilizou até a 0 hora deste sábado (30), precipitação acumulada de 40 mm no bairro Hípica e 34 mm nos bairros Cristal e Serraria.
Já dados de METAR (Meteorological Aerodrome Report) do Aeroporto Internacional “Salgado Filho” registraram rajada de vento acima de 50 km/h entre as 22h05min e 23h10min sendo a rajada máxima, de 87 km/h, registrada no primeiro horário e outra também forte, de 70,4 km/h, às 23h10min.