Temporal causa destelhamentos e quedas de árvores em cidades gaúchas

Cidades da Fronteira Oeste e Campanha registram destelhamentos e quedas de árvores e postes por causa do vento forte.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza os estragos após a passagem de temporais em cidades gaúchas neste domingo (17). Cidades da Fronteira Oeste e Campanha registram destelhamentos e quedas de árvores e postes por causa do vento forte.

Conforme o órgão estadual, o vento forte teve rajadas de até 104 km/h em Uruguaiana. Além de estragos na cidade, também são registrados danos em Santana do Livramento e Dom Pedrito, segundo a Defesa Civil.

Ainda não há número de atingidos porque as coordenadorias de Defesa Civil dos municípios ainda contabilizam os danos. O total deve ser divulgado nas próximas horas.

Os temporais são causados pelo avanço de uma frente fria que, ao se chocar com o ar quente que atua no Estado, ocasiona os vendavais. O Sistema Ceic-Metroclima estima que a frente fria atinja Porto Alegre com chuva e risco de temporal entre 14h e 15h. Há possibilidade de vento forte e não pode ser descartado o risco de vendaval.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o CPTEC (Centro de Previsões e Estudos do Clima) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertam para o perigo de temporais neste domingo (17) no Estado. Conforme os órgãos, o avanço de uma frente fria sobre uma área de ar muito quente pode provocar tempestades em todas as regiões do RS.