A chuva que atingiu algumas cidades da região Norte do Rio Grande do Sul causou prejuízos em Três Arroios, próxima a Erechim. A tempestade, muito isolada, atingiu o município durante a noite e madrugada, causando alagamentos nas principais ruas.
Conforme a Prefeitura de Três Arroios, os três córregos próximos da cidade saíram do leito com a forte precipitação. Na avenida Felipe Lopes, a água alcançou os 30 centímetros, atingindo estabelecimentos comerciais e casas que ficam na parte mais baixa do município. Famílias tiveram que sair de casa com ajuda de uma retroescavadeira por conta da enchente.
Medição extraoficial aponta pelo menos 150 milímetros de chuva em apenas 30 minutos na cidade. No entanto, a estação oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mais próxima, que fica em Erechim, só registrou 0,2 milímetros de chuva hoje e 1,2 milímetros ontem.
Limpeza e situação de emergência
Estragos no comércio de Três Arrios. Foto: Prefeitura de Três Arroios / DivulgaçãoTrês Arroios já havia sido atingida por enchentes outras três vezes. A pequena cidade, de pouco mais de 2.800 habitantes, tenta retirar a lama que invadiu o Centro. Servidores da Prefeitura contam com a ajuda de moradores desde a madrugada para amenizar os prejuízos do temporal.
A Prefeitura começou, nesta manhã, o trabalho de levantamento dos prejuízos e não se descarta a decretação de situação de emergência no município. “Os prejuízos ainda são incalculáveis, mas muitas pontes, estradas, lavouras, além do comércio foram prejudicados”, afirmou o prefeito Lirio Zarichta.