Depois dos ventos úmidos, provocados por um sistema de alta pressão do Oceano, o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. A chuva vai ser bem irregular.
Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), a próxima semana será marcada por tempo seco e calor na maior parte do território gaúcho.
Nesta sexta-feira (26), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme e as temperaturas amenas na maioria das regiões Estado.
Apenas na Serra e no Litoral Norte (nesta áreas há alerta de chuva intensa e isolada), a circulação de umidade do mar para o continente poderá provocar chuva e isolada, segundo o boletim. Já as rajadas de ventos irão continuar em grande parte do Estado ao longo desta sexta.
Conforme o boletim no sábado (27) e domingo (28), o tempo permanecerá firme na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, com elevação das temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva, típicas de verão, principalmente na Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Norte do Estado.
Na segunda-feira (29), as temperaturas deverão superar 30°C, com possibilidade de pancadas de chuva de verão entre a tarde e à noite em todo o Rio Grande do Sul.
Na terça (30) e quarta-feira (31) o tempo seco e quente vai predominar em todas as regiões, aumentando a sensação de abafamento.
Segundo a Seapi, os volumes de chuva esperados deverão oscilar entre 10 e 20 mm na maioria das regiões do território gaúcho. Na Região Norte e Serra, são previstos os volumes entre 20 e 35 mm.