Tempo muda no RS nesta sexta-feira e há chance de chuva forte e temporal

Durante o dia o sistema avança pelo região, mas deve se enfraquecer por causa do forte bloqueio atmosférico que trouxe uma quinta-feira (19) de verão na maioria das regiões gaúchas.

Uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul, trazendo de volta a chuva, o frio e o risco para temporais localizados nesta sexta (20). Durante o dia o sistema avança pelo região, mas deve se enfraquecer por causa do forte bloqueio atmosférico que, aliás, proporcionou uma quinta-feira (19) de verão na maioria das regiões gaúchas.

As nuvens mais carregadas vão ficar mais concentradas na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul do Estado, onde há alerta para chuva intensa emitido pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o órgão, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Portanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas na Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Missões, e Litoral Sul Gaúcho.

No Noroeste, Centro e Metade Centro-Sul, as pancadas serão de menor intensidade, mas ainda podem ser isoladamente fortes em alguns momentos. Já o Norte, Litoral Médio, região metropolitana – incluindo Porto Alegre -, Vales e Serra, devem ter um dia nublado e abafado. A chuva chega à noite, já sem muita força.

Conforme a frente fria avança, vai derrubando as temperaturas. As mínimas devem ocorrer no período noturno. Mínima de 5°C em Uruguaiana no fim da sexta, e 12°C em Porto Alegre. Máximas, à tarde, de até 28°C na Capital. Alguns municípios do Norte devem ter mais de 30°C nesta sexta.

E o fim de semana começa com chuva e muito frio em todo o Rio Grande do Sul, fazendo jus ao inverno gaúcho.