A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul atingiu seu ápice nesta tarde, quando os termômetros se passaram dos 40ºC em várias cidades gaúchas. Conforme a rede de estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 13h fazia 36ºC em Santa Cruz do Sul.
Na estação do Inmet localizada no Jardim Botânico de Porto Alegre, às 16h, fazia 39ºC. Conforme as estações do Sistema Metroclima fazia, às 16h15, 40,9ºC na estação do bairro Tristeza.
O Agora no Tempo registrou, às 16h, 43ºC na estação particular localizada no Bairro Bela Vista, também na Capital.
Fonte: Inmet/Reprodução
Estação do @MetroclimaPOA da zona Norte de Porto Alegre registrava 39,0°C às 13h45m. Nuvens se formam e podem impedir aquecimento maior.
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) January 25, 2016
Chuva no Interior
Um sistema convectivo que se formou na madrugada desta segunda-feira (25) na Argentina segue com deslocamento para nordeste/norte gerando pancadas de chuva com trovões entre o nordeste argentino e o sul do Paraguai.
Parte da instabilidade já avançou pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, onde estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) contabilizaram precipitação ou rajadas de vento entre as regiões de São Borja e Uruguaiana nas últimas horas.
A imagem gerada pelo radar meteorológico do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) da Redemet (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) mostrou taxas elevadas de refletividade avançando pelo oeste e sudoeste gaúcho e um pequeno alinhamento no sul paraguaio.
AGORA – Estação localizada no bairro Bela Vista marca 43ºC em Porto Alegre: pic.twitter.com/sqeB98MNIh
— Agora no Tempo (@agoranotempo) January 25, 2016