Cotidiano

Temendo atraso nos salários, garis de Porto Alegre paralisam serviços

Temendo que os salários de novembro sejam pagos com atraso, os garis de Porto Alegre – trabalhadores da Cootravipa – fizeram uma paralisação no início da madrugada desta sexta-feira (9). A Cootravipa é cooperativa responsável pela limpeza e conservação das ruas e praças da Capital.

Os coordenadores das unidades de serviço da Cootravipa relataram que os trabalhadores devem receber os salários até o dia 10 de dezembro, mas os garis alegaram terem recebido a informação de que os salários não serão depositados nos próximos dias, por falta de repasses da PMPA (Prefeitura Municipal de Porto Alegre).

A direção do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) negou que os salários de novembro serão pagos com atraso. O departamento comunicou que a a prefeitura sempre paga a Cootravipa no dia 9 para que a cooperativa rode a folha de pagamento no dia 10.

O DMLU informou que tudo está dentro do prazo e que parte dos valores já foi paga nesta sexta-feira (9), estando em andamento uma suplementação orçamentária já aprovada pelo comitê gestor para complementar o pagamento até o início da próxima semana.

Entre os garis, correu a informação de que a Prefeitura de Porto Alegre teria informado a Cootravipa que não faria o repasse em dia, por isso, a limpeza urbana foi realizada somente até o fim da noite de quinta-feira (8).

Após a garantia do pagamento dos salários, cerca de 70 garis que atuam na região Central da Capital e estavam paralisados voltaram ao trabalho. O DMLU informou que, como ainda não passou da data de pagamento, os trabalhadores não poderiam ter paralisado os serviços. Os garis recebem por produtividade, por isso, o DMLU explicou que não pagará pelo trabalho desta madrugada, já que ele não foi realizado.

Durante a paralisação, foram afetadas as varrições das seguintes vias: André da Rocha, Azenha, Borges de Medeiros, Demétrio Ribeiro, Edvaldo Pereira Paiva, Érico Veríssimo, Getúlio Vargas, Goethe, José Bonifácio, José de Alencar, José do Patrocínio, João Pessoa, Lima e Silva, Mariante, Osvaldo Aranha, Praia de Belas, Princesa Isabel, Protásio Alves, Silva Só e Venâncio Aires. A Cootravipa comunicou que todos os trabalhos foram normalizados na manhã desta sexta-feira.