A tarifa dos ônibus da Capital será reajustada assim que o novo sistema entrar em funcionamento, o que deve acontecer entre o final de fevereiro e o início de março. Em um primeiro momento, serão quase 300 ônibus novos circulando em Porto Alegre.
A data limite para o início da licitação do transporte público é 10 de abril, mas até lá já devem estar circulando os 293 ônibus encomendados pelas vencedoras da licitação — Mobi, Consórcio Via Leste e Consórcio Sul. Os novos veículos já estarão nos novos padrões de menos passageiros por metro quadrado e também atenderão às novas regras de tabela horária, ar-condicionado e identidade visual diferente.
O ponto mais sensível dessa mudança será a retirada de carros antigos por novos. Desde 2013, apenas a Carris realizou renovações de frota. Outro ponto que vai agradar os usuários é a ampliação da tabela horária que, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), terá melhorias no horário de pico.
Mudança de cores
O novo sistema também trará a mudança na identidade visual dos coletivos. Deixa de existir o padrão do eletrocardiograma e entra a cor sólida em grande parte dos veículos. As cores da Carris e dos ônibus da zona Leste continuam com suas cores atuais. Já os consórcios da zona Norte e Sul trocam de cores.
Atualmente, na zona Sul a cor do eletrocardiograma é branco com o eletrocardiograma azul claro e passará a ser com “rodapé” branco e cor predominante vermelho. Na zona Norte, saem as listras vermelhas e entra a cor azul escura.
Sistema atual entrou em vigor em 1994
Por determinação da então SMT (Secretaria Municipal dos Transportes), o programa Vida Nova alterou, em 1994, o padrão de pintura das empresas de Porto Alegre para o atual, semelhante a um eletrocardiograma.