Do Informativo do Vale
Desde esta segunda-feira (2), a tarifa de ônibus urbano em Teutônia passou a custar 2,60 reais. Após um período de tratativas, o prefeito Renato Airton Altmann emitiu decreto na última sexta-feira, que define o novo preço. O aumento de 0,30 reais equivale a cerca de 13%. Leva em conta os índices de inflação de 2013 para 2015, e já contempla o aumento de combustível previsto a partir de 1º de fevereiro deste ano.
Durante as tratativas para o aumento, o debate foi grande entre a empresa licitada para o transporte coletivo, a Stadbus, e a Administração Municipal. A empresa queria que o preço fosse para 3 reais, com base nos seus dados. O prefeito pediu imediata análise do setor de contabilidade. “Não concordamos com esse aumento que a empresa queria, porque entendemos que não seria viável para a população. Eram índices muito acima da inflação”, pondera Altmann.
A empresa até chegou a reduzir a proposta para 2,75 reais, todavia o valor ainda ficou acima do calculado pelo município. Os técnicos da Prefeitura chegaram a no máximo 2,60 reais, já levando em consideração o aumento dos combustíveis anunciado a partir deste domingo, dia 1º. Além disso, o governo municipal também pretende a manutenção do serviço conforme estabelecido no edital, com 4 veículos em operação e 1 reserva.
O advogado Marcelo Caumo explica que, para chegar à tarifa de 2,60 reais, a Prefeitura de Teutônia se valeu da tabela padrão usada pelo TCE/RS (Tribunal de Contas do Estado), que calcula diversos componentes: combustível, pneus, valor do veículo, valor da carroceria, salário dos motoristas, salário dos cobradores, despesas com seguros, IPVA, total de passageiros transportados mensalmente, quilometragem mensal, entre outros.