Há quatro anos o Instituto Tânia Zambon (ITZ) leva grupos de empreendedores para o Vale do Silício, onde mantém uma das unidades do instituto, para uma imersão na cultura de gigantes globais como Amazon, Google, Apple, Facebook, os quais costuma carinhosamente chamar de “os quatro cavaleiros do zodíaco”. Ao final dos módulos da Universidade de Negócios, normalmente na primeira quinzena de dezembro, os alunos participam de cursos dentro dessas corporações.
“Tudo tem de ser rápido, tudo muda muito rápido”, diz a Master Coach Tânia Zambon, fundadora da Universidade de Negócios, braço do Instituto Tânia Zambon (ITZ), e uma das principais referências em estratégia empresarial no Brasil. Ciente de que no mundo dos negócios tudo deve ser preparado em escala exponencial,
“No total, já levamos mais de 300 empresários, todos alunos de nossa Universidade de Negócios, para que vivenciem na prática o modelo de gestão de empresas realmente disruptivas e consideradas inovadoras em todo o mundo”, afirma Tânia. “Lá fazemos planejamento estratégico, um exercício que apenas 6% das empresas brasileiras praticam; planejamento financeiro e plano de marketing. Tudo de forma exponencial”. Os resultados surpreendem, garante. “Em 2018, foram 152 casos documentados e comprovados contabilmente, que faturaram juntos R$ 1,2 bilhão com a aplicação das técnicas de coach do nosso método de Coach Executive Business, concebido nos moldes de metodologias de estratégias americanas”.
Segundo Tânia, o foco do trabalho de coach desenvolvido pelo ITZ é business, com o objetivo de fazer o empresário se reestruturar seja na parte financeira, seja na busca por inovações disruptivas. “Acabou a época do amadorismo, os empreendedores precisam buscar conhecimento não só na academia, mas, também, junto aos melhores especialistas”, afirma. “Estudo o mercado tradicional e a realidade americana que é exponencial. Analiso profundamente o que eles fazem e desenho as ferramentas para a realidade brasileira, a fim de oferecer aos nossos alunos estratégias eficientes para aumentar as vendas, ampliar o faturamento, promover uma quebra de cultura; melhorar a gestão de pessoas e avançar em busca da alta performance”.
Com essa proposta, o ITZ há oito anos leva alunos para conhecer e vivenciar os bastidores da Disney, considerada o maior centro de entretenimento do mundo. “Ninguém faz o que eles fazem com um padrão tão alto de qualidade”, diz Tânia. “São 72 mil colaboradores engajados, que transmitem a magia da Disney com excelência no atendimento.” Na visão de Tânia, Walt Disney é um dos maiores visionários da história. Com baixo nível educacional – cursou apenas o equivalente à 6ª série do primeiro grau –, ele criou não apenas um mundo de sonho, mas uma companhia vencedora, com conceitos de gestão de pessoas e de empreendedorismo que permanecem até hoje e são referências no mundo.
Entre as principais lições de Disney, que Tânia faz questão de propagar entre seus alunos, está:
“Para formar uma boa equipe, busque especialistas que nesse momento estão acima de você.”
De acordo com Tânia, participar de uma imersão no Vale do Silício significa olhar de perto o que está dando certo, conferir que mais do que em outros tempos a atitude faz a diferença. “Não temos tempo para errar, porque tempo é dinheiro e tudo é muito volátil”, afirma.
“Nós preparamos as pessoas para receber esses conhecimentos, essas mudanças”. Na prática, só pode participar da imersão quem já frequentou as aulas básicas da Universidade de Negócios, para que esteja preparado para assimilar os conceitos e aproveitar a vivência. O domínio do idioma não é uma barreira, pelo contrário, a equipe conta com tradutores especializados. “Na volta, todos têm muito claro que promover as mudanças necessárias em suas empresas para um crescimento exponencial é muito mais simples do que eles imaginavam”, finaliza Tânia.