A Polícia Civil realizou a Operação Ibirubá, que se refere a roubo a estabelecimento bancário com emprego de explosivos ocorrido em Ibirubá.
O fato aconteceu dia 8 de fevereiro deste ano. Cerca de cinco criminosos, utilizando veículo automotor, praticaram roubo contra agências bancárias do Banco do Brasil e do Banrisul.
“Após intenso trabalho de campo e utilização de modernas técnicas de investigação, policiais conseguiram localizar e efetivar a prisão de um homem”, disse o delegado João Paulo de Abreu.
Com a prisão de Adriano Benites Lima, foi possível chegar até Edison da Luz . A polícia conseguiu indícios da participação de Luz no grupo criminoso liderado por Lima.
“Ainda, ratificar de forma bem contundente o envolvimento deles em outros delitos contra instituições financeiras, ocorridos até mesmo há mais de dois anos”, disse a polícia.
Os agentes diligenciaram ao Estado de Santa Catarina, na cidade de Itajaí, o local onde o investigado estaria firmando domicílio.
Com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, foi efetivada a prisão de Luz. Durante as diligências foi possível identificar diversos locais relacionados a ele.
Em um dos locais, em Aterrados, com ele foi apreendido um revólver, calibre .38 SPL, valores em espécie, aparelhos celulares. E também foi encontrado balaclava e roupas camufladas com padrão do Exército Brasileiro.
No outro imóvel, localizado no Estrada da Carapuça, foi localizado um veículo Toyota RAV 4 com placas clonadas. O veículo está em ocorrência de roubo ocorrido na cidade de Taquari.
Além do veículo foram apreendidas uma espingarda .36 Gauge, baldes de miguelitos, rádios comunicadores, jammers, aparelhos celulares, roupas camufladas, luvas e balaclavas.
Segundo a polícia, o veículo apreendido estava equipado com sinais luminosos “LED´s”, a fim de dar aparência de veículo policial oficial.
Vespasiano Correa
Além desse fato ocorrido em Ibirubá, foi possível estabelecer indícios concretos da vinculação de Luz com o roubo ocorrido em Vespasiano Correa.
Em 29 de maio de 2018, por volta das 15h, na Av. Prof. Sérgio Beninho Gheno, quatro a cinco pessoas, portando armas longas, utilizando dois veículos praticaram um roubo com uso de explosivos. Os alvos foram uma agência do Banrisul e uma lotérica.
Na fuga eles entraram em confronto com policiais militares, resultando na morte de dois criminosos e na prisão em flagrante de um terceiro, tendo os outros conseguido fugir do local.