Cotidiano

Suíço Gianni Infantino é eleito novo presidente da Fifa

'Vamos recuperar a imagem e o respeito da Fifa', disse o secretário-geral da Uefa, eleito nesta sexta (26) para comandar a entidade mergulhada em escândalos de corrupção

O suíço Gianni Infantino, de 45 anos, é o novo presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Ele foi eleito nesta sexta-feira (26) para um mandato de quatro anos. Infantino entrou na disputa apoiado pela Uefa após a Fifa suspender Michel Platini por suspeita de recebimento de pagamentos irregulares. Desde 2009, é o braço-direito do francês.

Curta nossa página no Facebooksiga no Twitter e receba nossas atualizações

Secretário-geral da Uefa, o suíço foi eleito após vencer a eleição no segundo turno. Ele teve 115 votos, contra 88 de Salman bin Ibrahim Al-Khalifa (presidente da Confederação de Futebol da Ásia), do Bahrein, que também era apontado como um dos favoritos na eleição. Ali bin al-Hussein, príncipe da Jordânia, teve quatro votos, enquanto o francês Jérôme Champagne não teve votos.
No primeiro turno, Infantino somou 88 votos, contra 85 de Salman bin Al-Khalifa. Ali bin al-Hussein teve 27 votos, enquanto Jérôme Champagne obteve sete.
Para seduzir os eleitores, disse que vai lutar para o Mundial de 2026 ter 40 seleções. O Mundial da Rússia em 2018 terá 32 times.