A meteorologia está emitindo, desde o início da tarde desta quinta-feira (23) alertas para tempo severo no Rio Grande do Sul ao longo da sexta (24). A abrupta virada no tempo será causada por uma nova frente fria que será acompanhada de intensas áreas de instabilidade.
Conforme o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) haverá forte instabilidade e, entre a madrugada e a manhã, haverá condições para fortes temporais. A área de risco vermelho para tempo severo é a Fronteira Oeste, o Noroeste, Norte e região Central do Estado.
Da mesma forma, o Oeste e Centro de Santa Catarina e Paraná também podem ter temporais do mesmo grau de severidade.
As tempestades podem ter muitos raios, intensas rajadas de vento podem variar de 80 a 100 km/h e queda de granizo. Não se descarta, inclusive, que de forma isolada, haja a formação de tornados, segundo o CPTEC.
Também podem ocorrer acumulados expressivos de precipitação em algumas localidades. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos para possíveis alagamentos e deslizamentos de terra.
Na Campanha, Sul, Litoral Médio, região metropolitana, no Litoral Norte e na Serra o risco é moderado. Podem ocorrer temporais, mas com menor intensidade. Porto Alegre tem alerta para temporais emitido pela Defesa Civil municipal, que aponta risco para vento forte e queda de granizo.
As temperaturas variam pouco. Depois que a frente fria passar, deve esfriar muito no sábado. Há chance para queda de neve nas serras gaúcha e catarinense.
Orientações para se proteger na ocorrência de vendavais
- Desligue os aparelhos elétricos de sua casa e feche o registro do gás;
- Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair;
- Se for possível, fique dentro de casa;
- Se já estiver na rua, procure um local seguro para se abrigar;
- Se estiver dirigindo, pare num local de longe de árvores, rios, torres de energia e de placas de propaganda;
Depois que a tempestade passar
- Não chegue perto de redes elétricas rompidas;
- Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias;
- Ajude seus vizinhos que foram atingidos;
- Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre estes perigos;
- Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe estes serviços para os casos de emergência.