O Sistema CEIC-Metroclima emitiu um alerta meteorológico devido a uma onda de calor que deve atingir a Capital nesta semana. Conforme o Centro, haverá um “prolongado período de calor extremo na cidade de Porto Alegre”.
Há uma semana, a cidade já registra temperatura alta e a tendência é de elevação ainda maior com máximas que devem ficar entre 35ºC e 40ºC nos próximos sete a dez dias. Modelos numéricos projetam até mesmo a possibilidade de máximas na cidade de 40ºC a 42ºC no próximo fim de semana e na primeira metade da semana que vem.
No domingo (17), o Agora no Tempo já havia informado sobre o calorão nesta semana.
Siga o Plantão RS no Twitter: @plantaors
Curta nossa página no Facebook: fb.com/rsplantao
Essa onda de calor agrava o risco de incêndio em vegetação na cidade e pode afetar a rede elétrica, com sobrecarga dos sistemas, dentre outras consequências, alerta o Sistema CEIC-Metroclima.
O sol predomina no período, mas a partir do próximo fim de semana não se pode afastar o risco de temporais de verão devido ao calor extremo. Não se recomenda a prática de exercícios físicos em horas de calor mais intenso e recomenda-se abundante hidratação e cuidados maiores com vulneráveis, como crianças e idosos.
Nessa segunda-feira (18), a máxima em Porto Alegre foi de 38,5°C na zona Norte. É a maior marca da estação desde os 38,8°C de 6 de janeiro de 2015. A temperatura passou dos 35ºC em vários pontos da cidade.
Previsão para a Capital
Terça (19/1): Segue o tempo ensolarado com calor muito intenso e ar seco em Porto Alegre. A tarde vai ser muito quente com marcas de 35ºC a 37ºC após um começo de dia com mínimas de 20ºC a 22ºC.
Quarta (20/1): Jornada de calor em Porto Alegre. O sol aparece, mas são esperadas nuvens no decorrer do dia. A quarta começa com mínimas de 21ºC a 23ºC, mas a tarde deve ter máximas de 34ºC a 36ºC.
Quinta (21/1): O sol aparece com nuvens na cidade. A madrugada deve ser agradável com mínimas de 21ºC a 23ºC ao passo que a tarde mais uma vez será de intenso calor, com máximas de 33ºC a 35ºC na maioria dos bairros.
Sexta (22/1): Porto Alegre terá mais uma jornada de sol e nuvens esparsas. O calor intenso não cede e se intensifica. Mínimas de 21ºC a 23ºC e máximas de 35ºC a 37ºC.
Sábado (23/1): Jornada escaldante na Capital. O dia tem sol e nuvens, mas da tarde para a noite devido ao intenso aquecimento não se descarta chuva que pode ser forte e com risco de temporal. Madrugada muito quente com minimas de 24ºC a 26ºC e tarde de calor extremo com máximas de 37ºC a 39ºC em alguns pontos.
Domingo (24/1): Domingo de sol e nuvens em Porto Alegre. O calor não cede e segue extremo na cidade. Madrugada muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC e tarde escaldante com máximas de 37ºC a 39ºC. Devido ao calor muito intenso não se pode afastar chuva e/ou temporal passageiro de verão na segunda metade do dia.
Segunda (25/1): Sol e nuvens esparsas em Porto Alegre. A onda de calor extremo segue em mais uma jornada de temperatura extremamente alta na cidade. Mínimas de 23ºC a 25ºC numa madrugada quente e máximas numa tarde tórrida de 38ºC a 40ºC.
Terça (26/1): Prossegue a onda de calor extremo na cidade. Dia tem sol e nuvens com temperatura significativamente elevada. Mínimas de 23ºC a 25ºC e máximas na Capital entre 39ºC e 41ºC numa tarde extremamente quente. Devido ao calor muito intenso não se pode afastar o risco de chuva e/ou temporal passageiro de verão.
Quarta (27/1): Calor excepcional em Porto Alegre. Jornada de sol e nuvens com marcas incomuns de calor em que as minimas devem ficar entre 24ºC e 26ºC, até superiores em alguns pontos, e as máximas entre 40ºC e 42ºC.