O Sistema Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre, emitiu hoje um alerta sobre a possibilidade de chuva intensa na Capital – e consequentemente para a região metropolitana – nesta terça. Conforme o boletim, assinado pela meteorologista da MetSul Estael Sias, começa a chover hoje e “as precipitações devem se intensificar muito no decorrer da quarta-feira, quando a chuva pode ser forte a torrencial em alguns momentos. Na quinta, segue a condição de risco de chuva forte na região de Porto Alegre e alguns dados prolongam a possibilidade de chuva por vezes forte ainda na sexta-feira”.
Segundo o Metroclima, o volume de chuva pode ficar entre 100 mm e 150 mm. “A média histórica de chuva de maio inteiro em Porto Alegre é de 94,6 mm, ou seja, modelos indicam acumulados acima do que é normal para todo o mês em menos de 72 horas”. Há risco de alagamentos, transbordamento de arroios, deslizamento de encostas e queda de árvores.
O Sistema Metroclima ainda adverte para o risco de vento forte devido ao centro de baixa pressão. O vento passa a moderado com ocasionais rajadas já nesta terça-feira, mas será durante a quarta-feira que são esperadas as rajadas mais fortes ao longo do dia, ficando entre 60 e 80 km/h, porém não podem ser descartadas rajadas mais fortes.
Cotidiano