Sindicatos rurais fazem ato em defesa de hospitais em 12 cidades do RS

O estado enfrenta uma crise na área da saúde, com atraso de repasses e corte de verbas.

A Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul) e os sindicatos dos trabalhadores rurais promoveram na manhã de hoje (23) atos em defesa da saúde pública em 12 municípios no Rio Grande do Sul. O estado enfrenta uma crise na área da saúde, com atraso de repasses e corte de verbas por parte dos governos estadual e federal.
As ações ocorreram em Pelotas, Osório, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa, Bagé e Caxias do Sul. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, avaliou de forma positiva as manifestações, que reuniram cerca de sete mil pessoas, que se concentraram junto às Coordenadorias Regionais de Saúde.
O dirigente creditou a liberação de R$ 170 milhões nos últimos dias e a promessa de mais R$ 30 milhões.  “Os atos não são contra ninguém, mas sim a favor da saúde pública no Rio Grande do Sul. O SUS, por exemplo, está perdendo a qualidade e a referência. E desta forma, a saúde deixa de ser prioridade dos governos”, afirma.