A potente massa de ar polar que está sobre o Rio Grande do Sul vai fazer a sexta-feira ser uma das mais frias do ano. Além disso, a umidade de um ciclone extratropical em alto mar pode ocasionar chuva congelada e até neve no Estado pela manhã.
O frio intenso é causado pelo centro da massa de ar polar que está sobre o Estado. O ciclone se afastou da costa durante esta quinta-feira, mas nuvens do sistema ainda estão sobre o Rio Grande do Sul.
A umidade alta trazida do mar pelos ventos dão ao RS e SC condições para neve nos pontos mais altos das serras. A “janela” para a nevada e o graupel no estado gaúcho já está aberta e deve se manter até entre a metade e final da manhã desta sexta-feira. Santa Catarina tem registro de neve desde o meio da tarde.
O amanhecer será gélido em toda a Campanha, Fronteira Oeste e Noroeste do Estado, com temperaturas entre 0°C e 4°C. Mas não se admire se você continuar com frio durante o período da tarde. As máximas não devem passar dos 13°C.
Em Porto Alegre, o Sistema Ceic-Metroclima aponta que o tempo segue nublado. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Oeste/Norte. A temperatura cai na madrugada, que será gelada. Mínima de 11°C e máxima de 13°C.